Toda organização está inserida em uma comunidade que dispõe de recursos maiores ou menores, públicos, privados ou compartilhados. A identificação dos recursos da comunidade é fundamental, sua análise, pode concluir por se ter instalações internas na organização mais complexas ou pelo uso prioritário dos recursos comunitários.
Analisar as necessidades de suporte à vida relacionadas ao processo produtivo e ambientes de trabalho é fundamental para definir quais e quantos recursos da comunidade serão utilizados. O primeiro atendimento no local do acidente, o segundo atendimento no posto médico e o atendimento definitivo na unidade de referência externa compõem um efetivo sistema de referência e contra referência.
A realidade ajustará a necessidade à possibilidade. Facilitará esse ajuste uma análise de cenário tipo SWOT, como a abaixo:
A conclusão obtida do confronto dos aspectos positivos e dos negativos determinará o ponto de equilíbrio de um sistema misto de responsabilidades de suporte à vida.
O uso das ferramentas web hoje amplamente disponíveis desenhará seu sistema de suporte e a identificação das vias de acesso preferenciais e das vias de contingência, alternativas.
O exemplo a seguir foi feito pelo Google Maps, mapeando todas as unidades hospitalares em dada região do Rio de Janeiro e, após, o estabelecimento das rotas e o melhor meio de transporte de uma planta produtiva ao hospital de emergência comunitário de referência.